A NELCAR É UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM CAMBIO AUTOMÁTICO MULTIMARCAS, COM MAIS DE 20 ANOS NO MERCADO, CONTA COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR, POSSUÍMOS UM GRANDE ESTOQUE DE PEÇAS E ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL, SE O SEU PROBLEMA É TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, PROCURE OS ESPECIALISTAS, PROCURE A NELCAR

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CAMBIO AUTOMÁTICO

O câmbio automático é um sistema empregado em automóveis e motocicletas para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha, desta forma o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a troca das marchas.

Nos sistemas modernos com câmbio automático a troca das marchas está quase imperceptível ao motorista. O câmbio automático foi inventado por dois engenheiros brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lemos. A GM produziu o primeiro carro “hidramático”, em 1938 depois de desenvolver o câmbio com o protótipo e o projeto vendidos pelos inventores em 1932. Nos Estados Unidos desde a década de 50 quase todos os veículos utilizam-se deste sistema. Este sistema se opõe ao sistema de câmbio mecânico ou câmbio manual.

Funcionamento

 Ao contrário do sistema de câmbio manual onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.

Vantagens e desvantagens

 Vantagens: facilidade, conforto, segurança, maior durabilidade do motor e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, etc).

Desvantagens: maior consumo e custo elevado em relação ao câmbio mecânico (essencialmente pela baixa procura; observa-se o oposto em países nos quais a popularidade do cambio automático é maior que a do câmbio manual, como nos Estados Unidos). Outra desvantagem é o fato de a cada 50.000 Km rodados, em média, se faz necessária a troca do fluido (em geral muito mais caro que na transmissão manual) e qualquer defeito que der no equipamento, o custo de reparo pode chegar entre 20% e 40% do valor de venda do veiculo, dependendo do ano e modelo, poderá ultrapassar essa percentagem.




Configuração


Normalmente o câmbio automático apresenta as seguintes opções: P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração. R - Reverse: marcha-a-ré. N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração. D - Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção. 4 - 3 - 2 - 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1.

O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na posição 2, impede-se o veículo de automaticamente trocar para a posição 3. Dessa forma bloqueia-se uma posição de marcha específica e não ocorre a troca automática entre elas. O mesmo procedimento é usado no freio motor.

Manutenção

Para manutenção, troca de óleo e peças para seu câmbio automático, procure a NELCAR, temos pessoas especializadas para te dar todo apoio nescessário.

5 comentários:

  1. Gostaria de compartilhar minha experiência! Tenho um Audi A3 1.8 Turbo Tiptronic 180 cv 2005/2005. O carro ao passar as marchas (manual ou automático) apresentava trancos enormes, sem condição de dirigibilidade. Compareci a Nelcar Mecânica Modelo Ltda no Bairro Nova Suiça onde o Senhor Renato atendeu-me muito bem! Logo após, o Senhor Nelino (com uma educação e carisma), andou no veículo comigo e verificou os fortes trancos. Ao retornar para a oficina, com seus sólidos conhecimentos em transmissões automáticas, conectou rastreador especializado e descobriu o problema e já caminhando para a solução, disse-me que resolveria. Foi muito bem pago R$ 6.300,00 a 02 (dois anos atrás, ou seja, a garantia de 180 dias já tinha passado bastante). Disse para o Senhor Nelino, a garantia já passou mas, por favor, me dê um norte, um diagnóstico! Senhor Nelino me disse: " Fique tranquilo, vamos resolver o seu problema"! Deixei 01 (um) dia o carro na Nelcar e a surpresa! Senhor Nelino e a Senhora Luciene disseram-me que o serviço não seria cobrado. O Audi ficou absolutamente perfeito, passa as marchas automático e manual muito suaves, ficou sensacional! Acabaram por fidelizar mais um cliente! Vou usar o português informal, sou Nelcar desde pequenininho! Muito obrigado à todos. Glória a Deus! Honestidade, valores éticos e morais ainda existem... Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é willian e na minha região tem muitos carros automáticos mas a manutenção é precaria queria muito ter um cirso d cambio automatico e quem sabe formar uma parceria com vcs e montar uma oficina em minha região

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é willian e na minha região tem muitos carros automáticos mas a manutenção é precaria queria muito ter um cirso d cambio automatico e quem sabe formar uma parceria com vcs e montar uma oficina em minha região

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é willian e na minha região tem muitos carros automáticos mas a manutenção é precaria queria muito ter um cirso d cambio automatico e quem sabe formar uma parceria com vcs e montar uma oficina em minha região

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é willian e na minha região tem muitos carros automáticos mas a manutenção é precaria queria muito ter um cirso d cambio automatico e quem sabe formar uma parceria com vcs e montar uma oficina em minha região

    ResponderExcluir